domingo, 1 de fevereiro de 2009

A Lapónia Sustentável

"Em Vaasa, no noro-este da Finlândia, encontramos um bairro que produz mais energia do que consome. Não só é autosuficiente, como ainda tem capacidade para alimentar a rede pública de electricidade e aquecimento. O sistema retira calor do fundo do mar gelado e produz electricidade recorrendo a um aterro sanitário.

Vídeo Eco-Europa.

Com tecnologias cada vez mais eficazes e amigas do ambiente, a tarefa de construir ou remodelar uma casa deve ter em conta preocupações ambientais e de eficiência energética. A deputada Satu Hassi, representante dos Verdes finlandeses no Parlamento Europeu, dá o exemplo e mostra como é possível fazer bons investimentos em conforto sustentável.

O Rio Pasvik estende-se desde o Lago Inari, na Lapónia finlandesa, até ao Mar de Barents, e atravessa as fronteira da Rússia e da Noruega. Nos seus vales cruzam-se as rotas migratórias de várias espécies de aves e grandes mamíferos do Ártico, da Ásia e da Europa Central. O Parque Natural de Pasvik-Inari existe há 20 anos e é cordenado por 3 países. Juntos trabalham na preservação de 2 mil quilómetros quadrados de vida selvagem ameaçada pelas alterações climáticas. Em 2006 o projecto recebeu financiamento comunitário para promover a protecção da natureza e o turismo ecológico e acaba de receber a certificação de Parque Natural Transfronteiriço."

Daqui.

Sem comentários: