sábado, 10 de novembro de 2007

Berlim - A Artistica

Porta de Brandenburgo
oo
Sobre o arco está a "quadriga" (estátua da deusa grega Eirene ou Irena - deusa da paz, numa biga puxada por quatro cavalos). Originalmente a quadriga estava voltada para a parte oeste de Berlim, de costas para a "Pariser Platz", mas os soviéticos fizeram a inversão, ficando voltada para leste (que era a parte oriental de Berlim).
oo
Na realidade as portas de Brandenburgo foram construídas sobre outras portas. Uma década após o fim da guerra dos trinta anos, a partir de 1658, Berlim começou a expandir-se como uma fortaleza, cercada por altos muros. Onde actualmente existem as portas foram construídas nessa época umas primeiras, para servir como uma das entradas para a cidade.
oo
A quadriga foi instalada em 1793, mas permaneceu pouco tempo sob as portas. As tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadem Berlim, atravessando as portas de Brandenburgo em Outubro de 1806. Em Dezembro do mesmo ano, para simbolizar a dominação francesa, Bonaparte manda a quadriga para Paris. Esta apenas retornou a Berlim em 1814, após a guerra da libertação, e segundo a vontade de Frederico Guilherme III, a quadriga recebeu uma cruz de ferro e uma águia prussiana, e passou a significar a vitória (antes era um símbolo da paz).
oo
Nos últimos dias da segunda guerra mundial tanto as portas como a quadriga foram danificadas. Berlim ficou dividida em quatro sectores (estando as portas no sector soviético), e as portas de Brandenburgo retomaram a sua função original fazendo a divisão entre os sectores leste e oeste, soviético e britânico (respectivamente).

Praça Moderna, Potsdamer Platz

Memorial ao Holocausto

Pela primeira vez documentada no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1932) e do Terceiro Reich (1933-1945). Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida. Berlim Oriental tornou-se a capital da Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental continuou sendo parte da Alemanha Ocidental. Com a reunificação alemã em 1990, a cidade passou a ser capital de toda a Alemanha.

Cidade alemã às margens do Spree. O seu desenvolvimento iniciou-se quando se tornou a capital de Brademburgo no século XV. A cidade foi conquistada por tropas soviéticas em 1945 e ocupada pelos Aliados.
Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha, tendo estatuto de cidade-estado; é a cidade mais populosa do país, e a segunda mais populosa da União Europeia, só perdendo para Londres.
oo
Conhecida por ser o "lar" da expressão artística, onde se verifica uma considerável afluência de artistas portugueses sem espaço ou sem apoios no seu país.
oo
Alemanha no topo da Europa, curiosamente, desde a eleição da Chanceler Angela Merkel.

Sem comentários: