
Nem mesmo os milhares de turistas lhe tiram identidade. Paris é um caso de forte personalidade. Por isso a nomeio capital dos Estados Unidos da Europa.
História
O estabelecimento primitivo da tribo céltica dos parisii, numa ilha do Sena, tomou o nome de Lutécia, na época romana, que se desenvolveu na margem esquerda em 451. Paris, capital no reinado de Clóvis I, foi devastada pelos normandos, resistindo a um cerco de treze meses (885-886). No tempo dos capetíngios, a cidade tomou impulso, graças ao seu papel de capital e à actividade dos barcos mercantes. Na margem direita do Sena, a cidade expandiu-se, onde se desenvolveu a zona comercial, permanecendo o bairro intelectual no monte Sainte-Geneviève (1215).
Paris foi, nos séculos XVII e XVIII o principal centro cultural da Europa, tomando a fisionomia e aspecto actual durante o Segundo Império com as obras levadas a cabo pelo Prefeito Haussman.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a cidade foi duas vezes ameaçada pelas ofensivas alemãs (1914-1918) e bombardeada. Ocupada pela Wehrmacht em 14 Junho de 1940, foi libertada a 25 de Agosto de 1944 pelas tropas de Leclerc.
Sem comentários:
Enviar um comentário